04 setembro, 2017

Manias!

Uma das coisas que mais me incomoda é almoçar ou jantar sozinha. Sempre fui assim desde nova. Refeições para mim devem sempre ser feitas acompanhada de uma ou mais pessoas.
Aquela sensação de solidão num momento de refeição faz-me mesmo muita confusão. O meu irmão por exemplo é o oposto. Não se importa nada de comer sozinho e acho que às vezes até agradece que o deixem saborear a comida sozinho.

Por isso quando o namorado se levanta da mesa e eu ainda não terminei já estou a perguntar onde é que ele vai. Geralmente é só para ir buscar fruta, ou a sobremesa, mas só de imaginar a ficar na mesa sozinha a terminar a refeição deixa-me triste.
Tal como quando vou a algum restaurante e vejo imensas pessoas a almoçar sozinhas diariamente. A maioria já está habituada e não lhe faz qualquer impressão almoçar sozinha e depois voltar para o trabalho, mas como eu não gosto de me sentir assim também não gosto de ver ninguém numa mesa a comer sozinho.
E também não deixo ninguém a comer sozinho a não ser que seja mesmo alguma urgência que me faça sair da mesa.

Na minha infância os meus pais (o meu pai mais concretamente) dizia que na hora da refeição tínhamos de estar todos à mesa. Até podíamos não trocar grandes palavras mas presentes tínhamos de estar todos. A excepção só se aplicava em doença, ou quando não estávamos em casa.

Para mim na altura achava aquilo uma ditadura. O meu pai chegava a casa de trabalhar e lá tinha eu de ir a correr para a mesa. Mas acho que ficou de tal forma entranhado que agora imaginar-me numa mesa de refeição sozinha não me faz qualquer sentido.





7 comentários:

  1. Pois...
    Là em casa também sempre houve esse hábito, e também é uma coisa que tento fazer lá em casa.
    Apesar desse hábito não me faz qualquer confusão comer sozinho, até porque antes de casar vivi sozinho durantte algum tempo, e por isso, mesom que fizesse confusão tinha que deixar de fazer :-)

    ResponderEliminar
  2. Eu não me importo de fazer algumas refeições sozinha em casa, até gosto daquele momento na minha própria companhia, confesso! Mas fora de casa faz-me imensa confusão estar ali num sítio cheio de gente e sozinha numa mesa... Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não me importo nada de comer sozinha desde que seja em casa, caso contrário não gosto! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Não me faz diferença almoçar sozinha. Estou habituada há anos. Já jantar é terrível. É essencial estarmos todos à mesa.

    ResponderEliminar
  5. Em casa não me faz diferença, mas fora de casa também não sou muito adepta em fazer refeições sozinha xD

    ResponderEliminar
  6. Também não gosto nada de fazer as refeições sozinha, acho enfadonho e acho que são ocasiões que são sempre para ser partilhadas :)

    ResponderEliminar