02 junho, 2017

Você ou tu?

Quando era aos nova nem pensava muto no assunto, mas desde que comecei a trabalhar tornou-se impossível tratar alguém por tu. Mesmo quando até são pessoas mais novas que eu. Não consigo.

A minha mãe desde sempre tratou os meus amigos e os amigos do meu irmão por você. Não percebia bem isso. Eu dizia-lhe que todos tinham idade para ser filhos dela, mas ela sempre disse que enquanto não houvesse à vontade suficiente não conseguia tratar ninguém por tu.

E eu fiquei igual. Como no trabalho é uma situação recorrente, usar o você, não consigo tratar ninguém por tu. 
Ainda há uns dias tive dois casos de clientes que em jeito de brincadeira disseram que não eram velhos por isso devia tratá-los por tu. Sabem quantas vezes os tratei por tu???? Zero! Em nenhum momento consegui. Já estou tão programada para não usar o tu, a segunda pessoa do singular, que mesmo que me peçam aquilo já saí naturalmente.

Sou a única assim, ou por aí também tem o você já programado?

4 comentários:

  1. Pessoas mais velhas trato ser por você. No trabalho trato os pais por você, mesmo que eles me tratem por tu. No entanto as colegas trato por tu e comecei, recentemente, a tratar as minhas patroas também visto que andavam sempre a chatear-me para não as tratar por você. Mas demorei quase um ano a chegar ao "tu"!

    ResponderEliminar
  2. Normalmente aos mais velhos recorro ao "você"!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  3. Sou tal e qual, mesmo com colegas de trabalho é preciso acordarmos que nos iremos tratar por TU mas na maioria dos casos nem assim resulta! Beijinhos*

    ResponderEliminar